segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A teoria da evolução socialista.

Quando o capitalismo tiver recebido o golpe de morte das mãos dos operários, seguir-se-á uma fase de socialismo que terá três características: a ditadura do proletariado, a remuneração de acordo com o trabalho realizado e a posse e a administração pelo Estado de todos os meios de produção, distribuição e troca. O socialismo, porém destina-se a ser mera transição para algo superior. Em tempo oportuno seguir-se-á o comunismo, meta final da evolução histórica.
O comunismo significará, antes de mais nada, uma sociedade sem classes. Ninguém viverá da propriedade, mas todos viverão unicamente do trabalho. O Estado desaparecerá então e será relegado para o museu de antiguidades "juntamente com o machado de bronze e a roda de fiar". Nada o substituirá, excepto as associações voluntárias para controlar os meios de produção e suprir as necessidades sociais. Mas a essência do comunismo é o pagamento segundo as necessidades. O sistema de salários será completamente abolido. “Cada cidadão deverá trabalhar de acordo com as suas capacidades e terá direito a receber do monte total das riquezas produzidas uma quantia proporcional às suas necessidades.

3 comentários:

  1. Qual deverá ser o critério para determinar as necessidades individuais de cada trabalhador ? A população impossibilitada de produzir / trabalhar, pelos mais variados motivos,terão suas necessidades atendidas na mesma proporção dos trabalhadores?

    ResponderExcluir
  2. Qual deverá ser o critério para determinar as necessidades individuais de cada trabalhador ? A população impossibilitada de produzir / trabalhar, pelos mais variados motivos,terão suas necessidades atendidas na mesma proporção dos trabalhadores?

    ResponderExcluir